Por Camila Sampaio Nogueira
Departamento de Saúde Comunitária, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza - Ceará
INTRODUÇÃO: A humanização do parto é um fator relevante que precisa ser reconhecido, diante do contexto atual. Atualmente os altos índices de cesáreas, no Brasil, ultrapassam o permitido pela OMS, refletindo, assim, uma real necessidade de melhorias para a assistência obstétrica. A preferência pelo parto cesareano, mesmo sabendo-se dos diversos benefícios que o parto humanizado pode oferecer à mãe e ao bebê, deve ficar restritas às indicações médicas.
OBJETIVO: Este trabalho pretende apresentar o Museu do Parto e suas atribuições, sendo esse um projeto de extensão da UFC, localizado na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), que defende e propaga o Parto Humanizado, destacando seus benefícios e promovendo uma ação educativa sobre a temática.
MÉTODOS: Refletindo aspectos antropológicos e socioculturais, o Museu é constituído por um conteúdo histórico-cultural de destaque, peças cirúrgicas e material multimídia que traz aos acadêmicos e à comunidade em geral, semanalmente, explanações sobre como eram feitos os partos em diversas regiões do interior do Ceará. Peças como bancos de parto, fórceps e mesa obstétrica compõem o rico acervo resultante da contribuição do Professor Galba Araújo, primeiro diretor da MEAC e, sobretudo, defensor da melhoria da qualidade da assistência obstétrica.
RESULTADO: O Museu do Parto, desde 2002, vem exercendo grande contribuição na difusão do conhecimento acerca do Parto Humanizado e de seu contexto histórico no Ceará, gerando novos olhares sobre o tema e incentivando a busca por novos saberes aos acadêmicos da saúde, por exemplo. Ademais, aspectos sobre o parto humanizado na MEAC e os direitos das gestantes são pontos divulgados no museu, aos visitantes.
CONCLUSÃO: O Museu do Parto é um expressivo difusor sobre o Parto Humanizado, decorrente de uma determinação ímpar de Galba Araújo em contribuir com a melhoria da assistência obstétrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário