quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Antero Coelho Neto depõem sobre o trabalho de Galba Araújo

Antero Coelho
Publicado em Ethos-Paideia Blog em 27/03/2006

Sim Xisto, foi o famoso internacionalmente Prof. José Galba Araújo que iniciou no Brasil o grande movimento pelo "agente de Saúde" no final da década de 70 (Prêmio Nacional do Ministério da Saúde).
Veja quantos anos já lá se passam. Movido pelos mesmo movimentos parecidos e emergentes em Cuba, Chile e outras tentativas latino-americanas, sob influência da OPS/OMS (que chamamos aqui no Brasil de OPAS-Organização Panamericana da Saúde), o Galba, visionário da saúde da mulher gestante (parto humanizado), criou o seu programa de "parteiras curiosas" e logo a seguir de agentes de saúde como uma complementação da saúde da família.
Em 1980, imediatamente ao sair da UNIFOR, eu como Professor da UFC e como defensor, desde a Faculdade de Medicina quando criamos na UnB, da medicina comunitária, chamada também de medicina de família (depois saúde da família), passei a lhe ajudar como Coordenador do Programa PAPS e depois PROAIS conhecidos em toda AL. Como eu era também Consultor da Fundação Kellongg, conseguimos financiamento para o que se tornou um dos maiores programas de saúde das Américas e foi o Dr. Galba, meu cunhado, que me deixou saudade eterna (estou chorando ao lhe escrever o nome), que alavancou e prestigiou o Programa. Eu apenas lhe ajudei na parte técnica de projetos e medicina global que lhe faltava.
Foi ele, seguramente, o líder do grande movimento Latinoamericano da saúde da mãe-filho. Depois o Tarso utilizou a ideia no seu programa "Agentes de saúde".
As nossas publicações estão no mundo todo. N as Bibliotecas do mundo. É só pesquisar através da National Library of Medicine. E, como tem acontecido sempre, as ideias se repetem com "novos" descobridores, usufruindo direitos indevidos.
Foi sim, o Prof. Galba, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand, comigo e com vários de seus excepcionais comandados, que ainda hoje aí lutam pela Saúde da Família, que iniciou esse movimento vitorioso no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário