No dia 6 de junho de 2022, recebemos a visita dos alunos de enfermagem da Faculdade Ateneu, liderados pela Professora Juliana Sampaio dos Santos, que também é enfermeira da MEAC.
Eles foram recebidos pela Profa. Dra. Silvia Bomfim Hyppolito, que lhes falou, de antemão, do Prof. Dr. José Galba Araujo, que dá o nome ao Museu. Ele foi o fundador da Maternidade Escola Assis Chateaubriand.
Falou sobre a história da criação da mesa de parto pelo Dr. Galba, que implantou a assistência ao parto normal no centro obstétrico, pois até os idos dos anos sessenta, o parto era assistido a nível domiciliar por parteiras treinadas, na zona urbana, e parteiras empíricas a nível rural. Ao mencionar o nome de “Santo Antônio” ao ferro que encima a referida mesa de parto, foi surpreendida pela observação de um dos alunos.
Este, ao saber que o Professor Galba visitava todos os postos de saúde da zona rural do Ceará em seu jipe de tração nas quatro rodas, explicou a razâo dele haver batizado o ferro onde as parturientes seguravam para efetuarem os puxos no período expulsivo de “Santo Antônio”. Era assim que costumavam chamar o artefato mencionado, que formava a grade de sustenção do veículo, aqui no Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário